A música é a arte de combinar os sons e o silêncio e segundo os gregos a “arte das musas”.
Segundo estudos científicos a música era parte integrante das tribos primitivas de África que se expandiu pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.
Ao som da música rimos, choramos e recordamos. Hoje a música é parte integrante das nossas vidas.
Numa breve entrevista ao professor Alfredo Fonseca da aula de viola, perguntei:
Qual a importância do ensino de música nos seniores da U.S.G.?
-Para o professor, acima de tudo é conviver e divertir e levar a música a outras instituições onde são convidados, sem pretensões, somente pelo prazer, alegria e união que conseguem transmitir.
Também frisou que qualquer pessoa que goste de música consegue aprender e se não for em pouco tempo, com empenho chega lá.
Também registamos as palavras da Dª Rosa Branca, uma das alunas.
Qual o significado da música na sua vida?
-Para esta senhora a música preenche-a completamente, sempre gostou, apesar de só lhe ser possível dedicar -se a um instrumento, quando se reformou. Nos seus momentos mais melancólicos, é uma atividade terapêutica que funciona como um antídoto aos problemas de saúde e que a faz dispensar muitas vezes a ida à farmácia.
Na sua opinião a U.S.G. tem feito o seu papel, muito meritório no desenvolvimento destas atividades. E como me expressou sente a música no “coração e na alma”.
Por ultimo o depoimento do Sr. Manuel Freire , um dos alunos.
O que o levou a frequentar as aulas de viola na U.S.G.
-Para o Sr. Freire o mais importante é o convívio com as pessoas, que dentro desta instituição com interesses em comum, ajudam a criar e desenvolver amizades, tendo como finalidades sair de casa e partilhar experiências. Não descurando a aprendizagem da música, simplesmente pelo prazer de se fazer algo que se gosta.
Na nossa universidade ministram-se várias disciplinas de música e canto, aliás, são das opções mais escolhidas.Em breve temos a nossa festa de Natal onde nos brindarão com mais uma participação no espetáculo.
A música tem uma linguagem de comunicação universal,independentemente de raças, credos e idades, é acima de tudo cultura que devemos preservar e difundir.
Isilda Peres/Dezembro 2019