A visita a Angola do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, marca o reforço das relações entre os dois países, após alguns anos de afastamento por diversos motivos, entre os quais os de ordem judicial.
A eleição de João Lourenço como Presidente da República de Angola, substituindo José Eduardo dos Santos, trouxe novas perspectivas ao relacionamento entre os dois países.
Naturalmente que o grande enfoque desse relacionamento tem a ver com os aspectos comerciais, mas as relações culturais, resultantes da presença portuguesa em Angola durante mais de quatro séculos, a emigração angolana em Portugal e o regresso de muitos portugueses a Angola é tema importante neste renascer da relação.
A presença de Marcelo Rebelo de Sousa, a sua forma de estar no relacionamento com as entidades governamentais angolanas, mas fundamentalmente com a população em geral, é um bom augúrio.
A visita, que se desenrolará entre 3 e 9 de Março, começa em Luanda, e estender-se-á também às províncias da Huíla e de Benguela. Durante a mesma, Marcelo Rebelo de Sousa terá oportunidade de fomentar e dinamizar o relacionamento económico, abrindo portas importantes às empresas portuguesas mas apoiando também todos aqueles que, correndo sempre alguns riscos, apostaram numa nova vida fazendo parte do desenvolvimento de Angola.
Por coincidência ou não, a visita começa com a festa do aniversário natalício do Presidente angolano e termina com a comemoração do terceiro aniversário da eleição do Presidente português!
Aguarda-se com expectativa positiva os resultados das conversações, que decorrerão no recato dos gabinetes, e que serão muito importantes para os dois países.