– Artur Sousa
O futebol, é uma ciência ou uma prática aleatória?
Vejamos, os atletas são alvo de cuidados médicos, de fisioterapia, da educação física, estudo e análise do jogo onde abunda o léxico técnico tal como; jogar em bloco, marcar à zona, ganhar as laterais, pressão alta, ganhar nas alturas, o libero, distribuidor de jogo… e o apoio psicológico dos mind games ( jogos psicológicos) da hipnoterapia, da psicologia individual e de grupo, o estágio a terminar com o matinal passeio a poucas horas do combate (desculpem) do jogo.
Toda esta prática foi dada a conhecer num trabalho de um canal de televisão que acompanhou a equipa do Estrela da Amadora, por estes dias.
Eis que chega a hora do combate. Arre! Jogo.
A partida a disputar com o Vitória de Guimarães lá começou e aos 20 minutos o Estrela já tinha um jogador expulso. Passados alguns minutos nessa aleatoriedade da bola, que saiu pela linha de fundo, dando origem a uma reposição em jogo pela marcação de um canto e uma cabeça vitoriana foi de encontro à bola e jaz o Vitória de Guimarães a vencer por um a zero.
Chega o intervalo e no balneário mais uma rodada de urras, vamos para cima deles, marca em cima….
Na segunda parte foi a vez do treinador do Estrela da Amadora ser expulso.
Tanta ciência e os homens da bola a darem supremacia à irracionalidade, esquecendo todo o conhecimento ministrado durante a semana.
Aqui chegados, impõe-se a pergunta.
Será que, após tanta pressão, nesse incutir no acto de ganhar um espírito guerreiro, de confronto, não anulou o prazer de jogar, a inteligência na leitura do jogo, o evidenciar com naturalidade a técnica dos intervenientes.?
Uma coisa é certa. Jogar à bola significa estar disponível para aceitar uma das três sortes : vencer, perder ou empatar.
Assim sendo para quando os intervenientes do jogo irão regressar à essência do significado de desporto:
- Prática regular de uma actividade que requer exercício corporal e que obedece a determinadas regras, para lazer, para desenvolvimento físico ou para demonstrar agilidade, destreza ou força (ex.: desporto escolar; fazer desporto; praticar desporto).
(…)
- Actividade que se faz por diversão ou entretenimento. = PASSATEMPO Dicionário Priberam
Quanto à psicologia guerreira, deixem-se de tretas, a guerra enquanto destruição de vida é no Sudão, na Ucrânia…infelizmente!
O futebol é apenas e só uma prática com forte componente aleatória! O resto….