ROTA DA FILIGRANA

No dia 15 de  outubro de 2019 realizou-se mais um encontro da IDADE D´OURO, com a rota da filigrana.
Um evento que promove o encontro de  gerações, sem estratos sociais, que convivem em harmonia e boa disposição.
Começamos por visitar o “CINDOR”, onde verificamos o que se faz  de bom no ensino da filigrana e tivemos a oportunidade de  fazer uma experiência que trouxemos como recordação.
Depois visitamos um ourives fabricante “Amo Jóias Portugal”, que nos deixa orgulhosos do trabalho que lá se faz e da importância para  o concelho de GONDOMAR e o reconhecimento do mundo, por esta arte que tão bem sabem executar.
De seguida tivemos um almoço muito simpático e agradável com uma paisagem maravilhosa tendo como fundo a barragem de Crestuma Lever e o rio Douro.
Depois rumamos  a MELRES, para visitar o seu Museu, que superou as nossas expetativas, onde tivemos o prazer de conhecer as atividades predominantes de  outrora  como a agricultura, a atividade mineira e a arte da filigrana tudo exposto com  muito amor. Este pequeno museu está num edifício muito bonito (ver os tetos do 1º andar), que também deve ser apreciado e com uma envolvência muito agradável de um jardim e do rio .Se puderem aconselho uma visita, verão que vale mesmo a pena!
Finalizamos na histórica “CASA DE GRAMIDO” onde decorria uma explicação sobre os utensílios usados na arte da filigrana, e uma exposição  de Escultura, muito interessante.
Um muito obrigada ao Dr. Marco Martins por promover estes encontros da IDADE D´OURO, por tudo o que lhes proporciona , a todos  que de alguma maneira ajudaram a engrandecer o nosso Concelho assim como o nosso País, com o seu trabalho.

Isilda Peres/Novembro 2019

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *