O Canto da Cantaria – Exposição Fotográfica

Os alunos da disciplina de Fotografia Analógica, da Universidade Sénior de Gondomar, vão realizar uma exposição de trabalhos subordinada ao tema “O Canto da Cantaria”.

Esta exposição, decorrerá no Centro de Educação do Ambiente – Núcleo de Gramido, Rua Clube Naval Infante Dom Henrique, 4420-412 Gondomar.

Sob a orientação de Artur Rocha os alunos desta disciplina não só aprendem a arte de fotografar, mas também entram no mundo mágico e fantástico da revelação dos filmes.

À semelhança dos anos anteriores esta exposição contará com o êxito habitual já que cada aluno, através da sua aprendizagem, foi capaz de captar um instante e registar um momento único deste tempo que não para de correr e de se transformar.

Desde a descrição da câmara escura por Giovanni Della Porta, em 1558, a qual foi também usada por Leonardo DaVinci para esboçar suas pinturas, até á produção da primeira fotografia por Joseph Niépce em 1826, um longo e árduo caminho foi percorrido até aos nossos dias.

A fotografia analógica, assim como aconteceu com as calças à boca de sino, os plissados e os vinis, está novamente na moda. Existem até comunidades, por exemplo no Brasil, onde os fotógrafos fazem disso uma arte, na procura da foto perfeita, e se dedicam a discutir e analisar os métodos e processos utilizados assim como os resultados conseguidos.

Há uma nova corrente nos jovens portugueses, a exemplo do que acontece no resto do mundo, direcionada para o uso de máquinas analógicas. Os seniores, pelo seu lado, voltam a pegar nas suas máquinas velhinhas, recordando os tempos em que tirar uma fotografia não estava à distância dum click, mas exigia planeamento e sabedoria.

A venda de máquinas analógicas encontra-se novamente em ascensão e as marcas digitais lançam modelos que emitam, na perfeição, as antiguinhas máquinas dos nossos pais e avós.

Quem sabe, num sótão por aí, não exista uma caixa surpresa com uma linda e maravilhosa máquina analógica? Destinada ao esquecimento vê-se agora lançada nas luzes da ribalta, pelas mãos dos nossos netos para fazer as delícias de toda a família.

Etelvina Ferreira, 13-11-2019

 

2 thoughts on “O Canto da Cantaria – Exposição Fotográfica”

  1. Gostei muito do artigo!
    A referência histórica apresentada sobre o aparecimento da fotografia e da máquina fotográfica está óptima.
    Parabéns!!!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *