Em Outubro de 2022, num dia ensolarado com que neste ano o tempo nos brindou, decidi visitar o Museu Abel Manta, em Gouveia. Esta cidade encontra-se sensivelmente a duas horas do Porto, pelo que a distância não é impeditiva de uma visita.
Para meu espanto este museu revelou-se de um enorme interesse e qualidade. A exposição permanente é constituída pelo espólio de Abel Manta, o pai do também célebre arquiteto João Abel Manta, mas também contem obras de outros artistas portugueses de renome mundial.
Na altura em que o visitei o museu apresentava uma exposição itinerante com trabalhos de João Abel Manta, este, que para além de arquiteto e cenógrafo, efetuou também trabalhos na área da pintura, artes gráficas, cerâmica, tapeçaria e mosaico. Mas a atividade em que é mais conhecido é a do desenho, sendo célebres os seus “cartoons” contra o sistema político vigente na altura, o Salazarismo, e até o Pós 25 de Abril. Os ideais da Revolução de Abril foram por ele retratados na perfeição.
Visitar museus e as suas exposições promove a cultura e eleva a aprendizagem representando assim um enriquecimento a nível pessoal e da sociedade.
- Isilda Peres